• Especial Vacinação | Mitos e verdades sobre vacinas Terça-feira, 15/10/2019 às 13:34:28

    Lucas Almeida


    Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas evitam entre 2 e 3 milhões de mortes por ano. Uma pesquisa realizada pelo Wellcome Global Monitor em 140 países mostra que os brasileiros, apesar do aumento da desconfiança em relação às vacinas em algumas regiões do mundo, acreditam na importância da imunização, pelo menos na infância.
    Em alusão a esses dados e seguindo o especial de vacinação deste mês, o repórter Evaristo Pereira questionou um especialista sobre mitos e verdades da vacinação. Confira abaixo:

    -Vacinas são úteis, mas, às vezes, causam mais doenças do que previnem?
    Para o médico da família, especialista em geriatria Jean Paulo Roriz, a afirmação é um mito. “A vacina pode ter alguns efeitos colaterais, mas de forma alguma causa mais doença do que proteção”, explica.

    -Vacinas podem causar autismo?
    “Não existe nenhuma comprovação científica em relação a isso. O transtorno do espectro autista é muito vasto e amplo e tem vários estudos em andamento sobre a doença, mas nenhum deles comprovou essa relação da vacina com a doença”, salienta Roriz.

    -Algumas vacinas ajudam a prevenir câncer?
    Verdade. O médico exemplifica o caso do câncer de colo de útero que está diretamente ligado com o vírus do papiloma humano (HPV) que pode ser evitado ao tomar vacina. “Essa vacina é inclusive indicada para adolescentes que estão próximos de começar a vida sexual, uma vez que o vírus é sexualmente transmitido”, alerta Jean.

    Ouvintes

    O repórter também fez os mesmos questionamentos a alguns ouvintes da rádio na última semana. José Taveira, que mora no Bairro Jardim Guanabara, disse que “se tem estudos que comprovam a eficácia da vacina, tem que se vacinar”. A moradora do bairro Jundiaí Dandara Borges ressaltou que a “vacina não causa doença, ela faz é prevenir doenças, é importantíssimo se vacinar”.

    O especial de vacinação termina nesta quarta-feira, 16, com o tema: Não vacinar pode causar impactos sociais e econômicos. Sintonize 97,7 FM a partir das 6h20 e acompanhe!